quinta-feira, janeiro 16, 2014

Qual a sua comida japonesa?


Se você viu esta foto e pensou: "hummmm... comida japonesa!"... Espera. Tem certeza que é comida japonesa?

Não estou dizendo que o que está na foto é ruim, já que gosto não se discute, mas comida japonesa de verdade é assim:


Dá para perceber a diferença? Não? A Revista Veja de 6 de dezembro de 2006 trouxe uma matéria interessante: http://veja.abril.com.br/061206/p_070.html
Pra quem teve preguiça de ler a matéria, em forma de imagem:


Só achei exagero a utilização do termo purista. Não é esta a questão, ser purista ou não, mas sim querer preservar um tipo de comida, sua essência e sua apresentação, já que o que a maioria serve no Brasil é bem diferente do que encontramos no Japão. Um passo para que tenhamos uma certificação é o recente título conferido pela UNESCO de Patrimônio Imaterial da Humanidade para o Washoku, a Comida Japonesa. Veja a matéria sobre isso no Jornal Hoje da Globo (tem vídeo):
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/01/comida-japonesa-recebe-registro-de-patrimonio-imaterial-da-humanidade.html

Seria interessante os restaurantes do Brasil terem uma certificação de comida japonesa. E também em outros países: na França, por exemplo, a moda é comer sushi acompanhado de yakitori, combinação que não se faz no Japão. 

E isto não é para desmerecer os "rodízios de comida japa" que tem por aí, já que eles tem um bom público que curte este tipo de comida, mas sim para que os brasileiros possam escolher comer algo mais tradicional ou algo adaptado ao gosto local. É tipo pizza: ninguém mais acha que pizza que o motoboy traz é comida italiana (em São Paulo, por exemplo, só a pizzaria Speranza tem o certificado de Verdadeira Pizza Napolitana).